Mobirise

Vestir tecidos feitos de café já é uma realidade na moda e traz benefícios

O café surgiu para a moda como um material inovador e agora já pode ser vestido trazendo benefícios

Ao acreditar na função de desodorização do café, os fundadores da empresa de roupas esportivas Singtex, Jason e Amy Chen, investiram em pesquisas e no desenvolvimento de fios feitos a partir do grão, na tentativa de criar um tecido que escondesse o odor do suor. A busca da empresa ao entrar para o mercado de design de roupas sempre foi suprir a demanda por materiais inovadores. Após experimentos com o carvão de bambu e carvão de coco, surgiu o sucesso com o tecido S.Café. Usando uma pequena quantidade de café e garrafas de plástico reciclado, a equipe desenvolveu fios fortes e macios, que fracassaram na primeira tentativa. O fracasso se deu ao óleo de café combinado com suor, que levou a um resultado contrário do esperado, exaltando um odor horrível do corpo. Então mais uma vez a tecnologia salvou, e ao investir em uma máquina de extração de CO2, para remover o óleo dos fios, o tecido fabricado, após 4 anos e 8 tentativas, encontrou a eficácia e se mostrou melhor do que outros tecidos do mercado.

Um tecido semi sintético, respirável, com toque suave, com propriedades antibacterianas, secagem rápida e resistente a UV. Devido aos grãos de café dentro do fio que preenchem espaços microscópicos da trama do tecido e criam um escudo duradouro e natural, é impedido que os raios UV tenham contato com a pele. Também são exaltadas as vantagens ecológicas do S.Café, feitos a partir de material reciclado, com redução na emissão de CO2 em sua produção e o óleo de café puro que pode substituir material petroquímico. Seguindo essa linha, a Singtex também desenvolveu a Airmen, um segundo produto, não menos interessante, que é uma membrana feita a partir do óleo de café, usada para tornar a prova de água os casacos.

Mais de 100 marcas já aderiram ao S.Café, a American Eagle Outfitters com sua linha de jeans com composição de café, Timberland, Hugo Boss, Warrior, The North Face, Lululemon, entre outras.

Desde o século VII que o café é consumido como bebida, mas não há muito tempo ele tem sido usado em outras indústrias como a da beleza e moda. O motivo para isso é a tecnologia moderna, que permite que as matérias primas se ramifiquem e sejam utilizadas para fabricar materiais que antes não seriam possíveis.

Fonte:Abic